Formatura

A colação de grau na Universidade Estadual de Ponta Grossa – UEPG é o ato obrigatório, oficial e público, pelo qual os concluintes dos cursos superiores de graduação recebem a imposição de grau.

No ato de colação de grau o formando recebe o grau acadêmico de bacharel ou de licenciado, o qual lhe outorga os direitos e deveres profissionais.

O ato de imposição de grau é imprescindível para o exercício das profissões regulamentadas por lei, sendo conferido na solenidade de formatura, pelo Reitor da Universidade ou por delegação pelo Vice Reitor, Pró Reitor de Graduação e/ou Diretor do Setor de Conhecimento.

 

Para os cursos presenciais, destacam-se três tipos de colação de grau: FORMULÁRIO PRESENCIAIS – 2014

1. INDIVIDUALIZADA, por curso(s), executada por empresa especializada, contratada pela comissão de formatura ficha cadastral.;

2. COLETIVA INSTITUCIONAL, em que se incorporarão formandos de qualquer um dos cursos de graduação e/ou sequencial, que não optarem pela modalidade citada no item 1;

3. EXTEMPORÂNEA, realizada no Gabinete da Reitoria ou local próximo, com a finalidade de oficializar a diplomação dos concluintes que não reuniram condições de participar dos demais tipos de colação de grau.

 

Para os cursos a distância, há a previsão das seguintes modalidades:

1. INDIVIDUALIZADA, por curso(s), executada por empresa especializada, contratada pela comissão de formatura;

2. EXTEMPORÂNEA, realizada no Gabinete da Reitoria ou local próximo, com a finalidade de oficializar a diplomação dos concluintes que não reuniram condições de participar dos demais tipos de colação de grau.

 

Arquivos/Editais

Data Descrição
16/08/2017 Manual de Colação de Grau
02/04/2014 Modelo de Ficha Cadastral
10/03/2014 Formulário a ser preenchido por todas as comissões de formatura particular dos cursos presenciais