Ciência Sem Fronteiras

Ciência sem Fronteiras é um programa que busca promover a consolidação, expansão e internacionalização da ciência e tecnologia, da inovação e da competitividade brasileira por meio do intercâmbio e da mobilidade internacional. A iniciativa é fruto de esforço conjunto dos Ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e do Ministério da Educação (MEC), por meio de suas respectivas instituições de fomento – CNPq e Capes –, e Secretarias de Ensino Superior e de Ensino Tecnológico do MEC.

O projeto prevê a utilização de até 101 mil bolsas em quatro anos para promover intercâmbio, de forma que alunos de graduação e pós-graduação façam estágio no exterior com a finalidade de manter contato com sistemas educacionais competitivos em relação à tecnologia e inovação. Além disso, busca atrair pesquisadores do exterior que queiram se fixar no Brasil ou estabelecer parcerias com os pesquisadores brasileiros nas áreas prioritárias definidas no Programa, bem como criar oportunidade para que pesquisadores de empresas recebam treinamento especializado no exterior.

Na UEPG, vários alunos já fizeram ou fazem parte do Programa, com muito sucesso, sendo que o acompanhamento dos procedimentos se dá por meio do Escritório de Assuntos Internacionais e da Divisão de Expediente.

Para o afastamento do aluno, além do protocolo/pedido online, é imprescindível o protocolo físico do pedido na UEPG, que deverá fazer parte do processo seletivo.

Para acessar o site do programa clique aqui.

 

 

 

Editais

Data Descrição
29/10/2014 Edital Prograd/Ciência sem Fronteiras nº02/2014- Homologação de alunos para graduação sanduíche.
18/08/2014 Edital nº01/2014- Pré-seleção de alunos para participação no CsF-graduação sanduíche.